Uniforme, roupa de proteção e EPI, o que significam?

06/01/2021 Olá caros leitores, como vão?

O assunto de hoje é para você conseguir entender a diferença entre uniforme, roupas de proteção e EPIs. É comum gerar essa confusão sobre o real significado de cada termo, porém existem algumas diferenças importantes que devem ser esclarecidas por quem busca uniformizar sua equipe.

Para entender direitinho sem confusão, vamos explicar cada um separado.

O uniforme normalmente embeleza, padroniza e traz conforto ao funcionário, não sendo assim, necessariamente, usado para proteção e segurança, além de ter um papel de melhorar a auto estima. Ao mesmo tempo o uniforme pode construir o reconhecimento da marca e da imagem da Empresa gerando confiança dos clientes. Algumas vezes o  uniformes também pode oferecer mais segurança ao funcionário, como por exemplo, serem confeccionados com tecidos que tenha proteção UV, antimosquito, antimicrobial, antiviral, e por ai vai, assim, acabam entrando na linha de roupas de proteção.

arquivo sem legenda ou nome











































Quando as roupas são usadas com o intuito de proteger quem as usa, são chamadas “roupas de proteção”. Elas são fabricadas com tecidos capazes de reter chamas, proteger contra riscos térmicos, químicos, fungos, bactérias e/ou partículas radioativas, da eletricidade, serem resistentes ao rasgo e a abrasão, por exemplo. Essas roupas são produzidas com tecidos tecnológicos.

As roupas de proteção devem ser desenvolvidas especificamente para o uso em diferentes condições de trabalho considerando todos os fatores necessários para a proteção e segurança do trabalhador, existe um tipo de tecido apropriado para cada ambiente de trabalho.

EPIs por sua vez são equipamentos de proteção individual e são regulamentados por leis e portarias. Fazem parte da lista de EPIs: capacetes, protetores auriculares, luvas, óculos, aventais, máscaras, mangas, botas, cinturões, e vestimentas apropriadas como macacões, calças, casacos etc

arquivo sem legenda ou nome































Seu uso é obrigatório em todos os ambientes que podem provocar riscos à saúde e ao bem-estar do colaborador, de maneira imediata ou a longo prazo. Para identificar os tipos de EPIs adequados para cada empresa esta deve contratar os serviços de um profissional de segurança do trabalho. Todo EPI tem um CA (Certificado de aprovação) que é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e em seu site podemos ter acesso ao fabricante e a validade dos EPIs.
Concluímos então que nem todo uniforme é uma roupa de proteção ou um EPI, e que nem toda roupa de proteção ou EPI é um uniforme. Contudo, em alguns casos, um uniforme pode ser considerado uma roupa de proteção ou EPI. Por exemplo o uniforme de bombeiros, estes são usados tanto para criar um padrão de vestimenta e comunicar uma mensagem visual para a sociedade, quanto para proteger o bombeiro contra riscos térmicos e físicos, sendo um uniforme e um EPI.

A Hilo Confecções tem uma novidade no seguimento de roupa de proteção: estamos confeccionando máscaras de proteção, jalecos e a vestimenta necessária para sua proteção com tecido antiviral e antibacteriano! Venha fazer um orçamento conosco!
Compartilhe:
Não encontrou o modelo que procura? Fazemos o seu modelo sob medida. CLIQUE AQUI E ENVIE SEU MODELO
Chame no WhatsApp
X